quarta-feira, 12 de maio de 2010

Care-sheet Phyllomedusa hypochondriali


Image

aparência:esta rã atinge mais ou menos 4 cm e mormalmente apresenta-se verde durante o dia e mais acastanhada de noite.
As pernas, na sua parte interior que só mostram quando se deslocam , são listadas de preto e laranja vivo.
Os primeiros dois dedos quer das mãos quer dos pés estão posicionados de forma oposta aos restantes para facilitar o trabalho de trepar e de se agarrar aos ramos e caules.
Elas deslocam-se através de grandes "passos".
Na subspécie P.h. azurea os girinos têm a cauda azul.


distribuição geográfica:esta rã arborícola habita áreas de floresta e savana, com estações seca e húmida bem definidas, em partes da Améria Central e do Sul a este dos Andes.

terrário:providenciar um terrário de floresta tropical bastante plantado. Cada macho necessita de uma área de pelo menos 50 cm de diâmetro.
A temperatura deverá rondar os 23-28ºC, com uma boa ventilação, mas sem ter correntes de ar fortes nem humidade excessiva.

alimentação: alimentá-las com abundância de grandes larvas do mel, grilos, moscas e outros insectos recolhidos na natureza, esta última opção deverá apenas ser realizada por pessoas com experiência.

dimorfismo sexual:os machos são mais pequenos, magros e menos "arredondados".

acasalamento e postura:reproduzir estas espécies, não é 100% certo. O acasalamento é estimulado por uma época mais fria e húmida seguida de uma época mais quente e seca. São colocados entre 40-80 ovos mais umas centenas que servirão para acumular água e evitar a desidratação dos ovos férteis. A desova dá-se depois de alguns dias de cópula.
A postura é colocada numa folha, perto de água, que é posteriormente dobrada de modo a formar um cone, se este cone for desdobrado todos os ovos "morrem".
Image
Depois do acasalamento deve colocar-se as rãs num terrário á parte seco, para evitar contágio de bactérias e fungos.

tratamento da postura:os ovos eclodem depois de cerca de 8 dias.
Os girinos alimentam-se de flocos para peixes e algas. A metamorfose acontece depois de 50 dias.

1 comentário:

  1. eu achei uma rã dessas no meu quintal e peguei pra mim porque achei ela muito linda, mas não sei o procedimento para cuidar dela, se coloco ela em um aquario com um pouco de agua e tal... queria muito cria-la em casa e gostaria de saber se isso eh possivel e se for qual o procedimento devo tomar... desde já agradeço...

    ResponderEliminar