domingo, 9 de maio de 2010

Care-Sheet Anolis carolinensis


Fisiologia, dimorfismo e terrário
A temperatura deve andar nos 27/29º durante o dia, baixando uns 3º a 4º durante a noite. Devem ter uma iluminação a simular a luz solar, com emissão de raios UVA/UVB, não muito forte, mas ligada durante 12 de inverno e 14 horas de verão para simular o ciclo dia/noite, e também as estações do ano no terrário e para promover a absorção de cálcio nos ossos dos Anolis.

Temperatura e iluminação

É um réptil de pequeno porte, variando o tamanho de 15 a 18cm, sendo os machos maiores. Estes têm um papo rosa para defender o seu território e como são muito territoriais, devem ser mantidos apenas um macho em cada terrário. Apesar de pequenos, exigem um terrário com cerca de 45cm x 45cm x 45cm (Comprimento, largura, altura) para albergar cerca de 4 a 5 indivíduos. A altura é o factor mais importante, pois gostam
bastante de trepar a folhas e galhos


Húmidade
Humidade sempre alta, em torno dos 60/80%, para isso basta borrifar o terrário algumas vezes durante o dia com água (uma vez de manha e outra à tarde pode ser suficiente).
Utilize plantas naturais e substratos próprios para terrário tropicais, pois favorecem a humidade dentro do terrário, e como os Anolis são animais trepadores, vão adorar andar de planta em planta.

Alimentação
Alimentação é feita de pequenos insectos como grilos, gafanhoto, larvas de tenébrio ou buffalo, moscas da fruta, e ocasionalmente larvas de zophobas e pequenos gafanhotos, se encontrar à venda.

Observação
São animais assustadiços nas mãos do ser humano, mas muito bonitos de ser ver no terrário, pois quando se sentem seguros, aparecem frequentemente para observação, não são tímidos assim. Deve conter esconderijos no terrário de modo a que se escondam quando se sentem ameaçados, para não stressarem. Para além disso, são animais de muito fácil reprodução em cativeiro, as femêas chegam a por 2 ovos de cada vez, durante um periodo de acasalamento que vai desde a Primevera até ao Verão.
Apesar de tudo, são repteis que não devem ser manuseados, pois no seu meio natural estão sempre alerta de predadores, e stressam muito facilmente com o contacto humano..

Sem comentários:

Enviar um comentário