domingo, 9 de maio de 2010

Care-Sheet Lamprophis Fuliginosus


Localização geográfica

São cobras encontradas, tal como o nome comum sugere, em África, em praticamente todo o território abaixo do deserto do Saara e excluido a ilha de Madagascar

Fisionomia

São serpentes de pequeno porte, os machos raramente ultrapassam os 80/90cm e as fêmeas, um pouco maiores, podem chegar aos 120cm.
Os tons variam entre cores escuras, como castanho, preto, sendo que começam agora a aparecer cores resultantes de mutações (as chamadas fases). Tem a particularidade de apresentar os olhos em fenda, o que as torna unicas entre colubrídeos. Atingem a maturidade sexual muito cedo comparativamente a outras espécies, ao fim de um ano, e os macho com cerca de 200gramas e fêmeas até 500 gramas, estão prontos para cruzar.

Temperamento

São relativamente calmas, quando acostumadas ao manuseamento: Se tiver a pensar adquirir um exemplar bébe, tome cuidado com o isolamento do terrário, pois são peritas em fugas. Para além disso, como são os columbrideos com os dentes maiores, uma mordedura pode tornar-se bem dolorosa, no entanto não são venesosas.

Terrário

Enquanto crias podem e devem ficar num pequeno terrário ou faunário, com temperaturas diurnas na zona quente de 30/32º, nocturnas à volta dos 25/26º na zona quente, um recipiente com água suficiente para que a cobra possa refrescar-se, se for caso disso, e pelo menos um esconderijo. O sustrato deverá ser papel de cozinha. Quando adultas, deve-se colocar num terrário com 70cm de comprimento, 35cm de largura e 35cm de altura, providenciando-se as mesmas temperaturas e com um esconderijo na parte fria, um na zona quente, e novamente um recipiente com água. Se possivel alguma vegetação artificial, para que a cobra se sinta segura para sair dos refugios. O substrato poderá ser Forest bark, ou algo semelhante, contudo toda a alimentação da cobra deve ser feita fora do terrário.
Não é necessária lampada de radiação UVA-B, mas é necessária uma lâmpada para simular ciclo dia/noite caso o terrário/faunário não apanhe luz solar indirecta (num quarto com janelas, ou assim).

Alimentação

Enquanto pequenas, deve ser dado um pinki de 4 em 4 dias ou 5 em 5 dias, e consoante vão crescendo deve-se aumentar o tamanho do rato, até que se dá um rato adulto quando são adultas de 7 em 7 dias.
Por vezes são dificeis de manter pois são assustadiças e rejeitam o alimento. É necessário em algumas situações, alimentar as cobras num local escuro, que não tenha visibilidade para o exterior, como uma caixa, onde só está a cobra e o rato, se possivel com um pequeno furo na cabeça para libertar mais odor e assim a cobra se interessar por ele mais facilmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário