domingo, 9 de maio de 2010

Care-Sheet Gecko Gecko


Informação geral
Os Tokay podem ser encontrados na India, Bagladesh, China e no Sudoeste da Ásia. Eles foram introduzidos Hawai e na Florida, para importação como animais domésticos, chegaram a ser considerados uma espécie invasiva nesses sítios.

Os Tokay são animais bastante bonitos e "elegantes", contudo eles são uma escolha muito fraca para quem quer um gecko que consiga manusear. Os Tokay são conhecidos como o "Pitt bull" dos lagartos.
São bastante territoriais e não tolerem que ninguém entre no seu território.


Terrário
As criais até por volta dos 6 meses, podem ficar perfeitamente em um terrário 25x30x25, os Tokay são aboricolas, logo o que interessa mais é a altura e não o comprimento, um exemplar adulto deverá ser mantido num terrário 40x50x40. Esta espécie não precisa de ser mantida individualmente, embora um terrário nunca deverá ter mais que dois machos.



Substrato
Para crias (ou até mesmo adulto por questões de preço e facilidade em limpar) aconselho papel de cozinha ou jornal, em exemplares adultos poderá ser usado forest bark ou fibras de coco.



Decoração e esconderijos
Os Tokay precisam de vários locais para se esconderem durante o dia. Bocados largos de bamboo, canas ou troncos na vertical são peças de "mobília" ideias para eles subirem e se esconderem. Eles normalmente não gostam de descer ao chão, apenas para beber agua e procurar comida.



Temperatura e humidade
A temperatura ideal durante o dia deverá ser 29 - 32 graus, durante a noite deverá descer para os 23 - 28 graus.
Os Tokay são nocturnos, logo não precisam de nenhum tipo de lâmpada UV. O terrário deverá ser borrifado uma ou duas vezes ao dia para ajudar a manter a humidade por volta dos 70% - 85%, também será nessa altura que eles iram beber agua. Um terrário com verdadeira plantação ira também ajudar a manter a humidade. Jornal e papel de cozinha são más escolhas para manter a humidade.



Alimentação
Grilos são uma boa escolha para a alimentação principal. Pinkies, tenébrios, zophobas e baratas também são boas escolhas para comida segundaria ou ocasional. Suplemente de calcio deverá ser usado na comida todos os dias para um Tokay jovem, devido à grande necessidade de nutrientes para crescer.
Duas ou três vezes por semana deve ser sufeciente para um Tokay adulto e saudável.

Sem comentários:

Enviar um comentário