domingo, 9 de maio de 2010

Care-Sheet Iguana Iguana



Terrário: As iguanas devem habitar um terrário com as dimensões adequadas a cada idade. Pois se uma iguana jovem viver num terrário muito grande geralmente tem tendência a stressar muito e se uma iguana adulta viver num terrário pequeno pode vir a ter vários problemas. Sendo as iguanas repteis arborícolas, que gostam de viver no topo das arvores e fazer as suas escaladas, no terrário vai ser importante a altura e não tanto o comprimento como a largura.

Alguns possiveis dimensionamentos:

Nestes casos o comprimento é maior que a altura.

(Comprimento, Largura, Altura) em metros.

Iguana Jovem: 1.20 X 0.60 X 0.90
Iguana Subadultas: 2.0 X 1.0 X 1.5
Iguanas Adultas: 3.0 X 2.0 X 2.5 (No minimo, pois quanto maior melhor)

No caso de o terrario ser construido em casa é necessário utilizar materiais registentes e especializados para usar em sítios com muita húmidade. A madeira deverá ser contraplaco maritimo (muito bom), MDF marítimo ou outro tipo de madeira que seja muito resistente. Algumas "madeiras para a casa de banho", presentes em lojas, também são muito uteis.
A madeira não deverá ter falhas nem deve tar empanada para a sua vida util ser maior. Além disso não deve libertar cheiros intensos para não intoxicar a iguana.

Substrato: Como substrato existem inúmeras soluções a utilizar e muitas disponíveis no mercado. Mas nem todas são seguras. As iguanas são animais extremamente curiosos e por isso o mais certo é tentarem comer tudo o que encontrem. É possível que elas tentem comer o substrato, logo este deve ser digerível no estômago. O mais simples e mais seguro é o papel de cozinha, mas também existem outras soluções. Outro substrato seguro é os tapetes de relva artificial. Também podem ser utilizadas algumas soluções do mercado como por exemplo o bark, mas este só é aconselhável a iguanas adultas, pois apesar de dizer no pacote que é digerível, não se pode confiar muito. O substrato alem disso deve ser aderente e rugoso, pois as iguanas como têm garras têm dificuldade em andar em sítios muito lisos.


Aquecimento: As iguanas são animais de sangue frio, não tendo assim um método próprio para manter a temperatura de seu corpo. No seu habitat natural elas geralmente encontram-se nas copas das árvores a receber o calor que é irradiado pelo sol. Então a fonte de calor deverá também irradiar o calor de cima para baixo. As fontes de calor que se adaptam melhor as condições das iguanas são as lâmpadas de cerâmica. Estas lâmpadas não emitem luz mas sim calor. Devem ser ligadas a um termóstato para fazer a devida regulação de temperatura e devem ter uma protecção para evitar que a iguana entre em contacto com a lâmpada e se queime. O casquilho desta lâmpada devera ser de cerâmica para evitar que com o calor se derreta.

Lâmpadas UVB/UVA: As iguanas para sobreviverem precisam de cálcio e esse cálcio é absorvido nos intestinos para posteriormente se fixar nos ossos. Para haver essa absorção elas precisam de receber raios UVB, que na natureza são emitidos pelo sol. Além disso esses raios também vão sintetizar a vitamina D3 essencial à sua saúde. Em cativeiro como substituto do sol existem as lâmpadas tubulares florescentes que emitem raios UVB/UVA.
No mínimo e extremamente necessário é preciso ter uma lâmpada emissora de raios UVB, mas também se pode instalar uma lâmpada emissora de raios UVA, apesar de esta não ser tão necessária quanto a outra.
Existem vários tipos de lâmpadas emissoras de raios UVB; 2.0, 5.0, 8.0, 10.0, etc. … As iguanas necessitam no mínimo de uma lâmpada 5.0.
Para os raios serem absorvidos com êxito é preciso que a lâmpada esteja no mínimo a 30cm do animal, logo é necessário criar um spot onde elas possam estar relaxadas e esticadas com uma distância igual ou inferior à referida. Além disso entre a lâmpada e a iguana não devem permanecer vidros, acrílicos, etc. … Visto que estes filtram os raios UVB.

Estas lâmpadas devem ser mudadas de 6 em 6 meses pois vao perdendo a sua capacidade de emissao de UVB'S

Termómetros e Higrómetros: Para regular as temperaturas deve ser utilizado um termómetro, e para regular a humidade deve ser utilizado um higrómetro. O termometro não deverá ser de mercurio pois caso se parta a iguana pode ingerir o mercurio e causar problemas de saude. Mais a frente aprofundarei estes dois aspectos.

Decoração: Para a iguana se sentir mais em casa o terrário deve ter uma decoração eficaz e ao mesmo tempo segura. Para decorar o terrário devem ser utilizadas plantas artificiais difíceis de rasgar e arrancar para evitar que a iguanas as ingira. Também devem ser colocados troncos esterilizados, para evitar a proliferação de fungos e bactérias. Os troncos não devem ser rezinosos nem libertarem cheiros intensos, pois podem prejudicar o ar do meio, acabando por intoxicar a iguana.

Temperatura: As iguanas precisam de ter uma temperatura ambiente de cerca de 31/32ºC durante o dia e de 26/27ºC durante a noite. Além disso no terrário deve existir uma zona quente com as temperaturas referidas acima e uma zona fria que deverá ter temperaturas um pouco inferiores às referidas de modo que o animal possa fazer a termorregulação. As temperaturas devem ser verificadas com termómetros pois é frequente os termóstatos darem algum erro.

Humidade: A humidade necessária à sua saúde e deve variar entre os 70% e os 85%. A humidade é extremamente importante para a sua saúde dermatológica, pois para a iguana fazer uma muda de pele bem sucedida tem de ter grandes níveis de humidade, caso contrário podem ocorrer vários problemas como a paragem de circulação de sangue na cauda e dedos e estes posteriormente caírem. Para ter uma boa humidade no terrário deve ser instalado um pote grande com água de preferência de baixo da fonte de calor. Cascatas também são muito boas para aumentar os níveis de humidade. Também para aumentar os níveis de humidade, o terrário deve ser borrifado várias vezes ao dia com água morna de preferência. Outra forma mais eficaz é a utilização de um sistema de chuva artificial.

Alimentação: As iguanas ao contrário do que muita gente pensa são animais herbívoros e não comem qualquer tipo de proteína animal. No seu habitat a única proteína animal que comem é proveniente de pequenos bichinhos que se encontram nas folhas.
A comida deve ser dada fresca todos os dias. Pode-se meter a comida de manha e tirar a noite, ou então dar a comida á iguana em refeições ao longo do dia, almoço, jantar, …
A comida deve ser constituída maioritariamente por folhas e vegetais e 10% de fruta. Deve ser dadas refeições sempre variadas e dar os suplementos vitamínicos necessários.

Uma boa alimentação assegura uma vida útil à iguana de cerca de 15 anos ou mais. Só para informar que uma iguana se for alimentada a base de proteina animal a sua vida útil reduz-se de 15 anos para 5 anos. Por isso proteína animal nunca deve ser dada.

Higiene: As iguanas devem estar sempre limpas para evitar possíveis parasitoses e afins. Pode-se dar banhos todos os dias que alem de ser bastante higiénico, possibilita uma melhor muda de pele. O banho deve ser dado com água tépida.
As fezes também devem ser retiradas regularmente do terrário.

Convívio: Deve ser feito um convívio diário com o seu animal para ele se habituar a si. Algumas dicas e conselhos úteis para evitar situações de stress: Evitar barulhos altos e perturbadores (portas a bater, musica alta); Evitar fazer movimentos bruscos e repentinos; Não pegar na iguana por cima mas apenas estendendo a palma da mão e levantando o peito da iguana devagar, obrigando-a a subir.

Deve dar muito carinho a sua iguana (festas, …) e falar para ela de modo a que se habitue á sua voz.
Passeios são de evitar pois as iguanas são animais que stressam muito quando estao em sítios muito agitados. Pessoas a movimentarem-se e carros a circularem só vão stressar ainda mais o animal. Se quer passear a sua iguana deverá faze-lo num sitio calmo e sem muita gente em seu redor. Mas não se esqueça que as iguanas são animais selvagens e a qualquer momento podem saltar do seu ombro e nunca mais a ver.
Geralmente são mais os donos que gostam destes passeios que o próprio animal.

Sem comentários:

Enviar um comentário