domingo, 9 de maio de 2010

Care-Sheet Eublepharis macularius


Antes de comprar
Antes de mais nada, quem tiver interessado em adquirir sáurios, como o gecko leopardo, deve ter a clara noção que estes animais não são como um cão ou um gato. Apesar de a maioria destes animais se tornarem bastante mansos, não pense domestica-lo para lhe dar a pata.
Para além disso, é também preciso saber que os materiais necessários para manter um réptil não são baratos, se não tem possibilidades financeiras, o melhor é arranjar outro tipo de animal de estimação.
Os geckos leopardo são animais nocturnos, e de habitos terrestres, que podem viver até 20 anos!

Terrário e Acessórios
Os geckos leopardo são animais nativos do clima desértico do norte da Índia e Paquistão, mas não do deserto do Sahara! Se está à espera de ver um terrário com muita areia e um gecko leopardo, esqueça, pois de onde estes animais vêm não há areia, mas sim rochas, rochedos, pedras e "calhaus". Como tal, deve arranjar um terrário com um mínimo de 60cm de comprimento por 45cm de largura por 45cm de altura para ter dois ou três exemplares. Deve ser bem arejado, construído em vidro ou madeira própria.
Pode possuir no terrário rochas e troncos, para que o gecko descanse nas rochas ou trepe os troncos, três tocas escuras, que podem ser simples tupperwares virados ao contrário, uma delas húmida (pode usar um guardanapo molhado ou humus, é simples e eficaz), pois na altura da muda de pele estes animais requerem um ambiente mais húmido. Um sinal que o gecko está a mudar a pele é este ficar com a pele muito esbranquiçada. A muda demora entre um e dois dias. Não facilite no que toca às tocas humidas, pois trocas de pele mal efectuadas podem levar mesmo até à morte do seu gecko.


O substrato deve ser composto enquanto o gecko for jovem por papel de cozinha ou então toalhetes daqueles usados em restaurantes. Mesmo em adultos, este é o melhor substrato a usar. NÃO USE AREIA OU OUTROS SUBSTRATOS FINOS E SOLTOS, pois os geckos, assim como a maioria dos répteis, utilizam a língua para "cheirar" tudo o que lhes aparece à frente, e a ingestão da areia que vai agarrada à língua do gecko pode levar a compactação intestinal que na maioria dos casos é fatal.
Como bebedouro basta usar uma tampa de boião ou outra coisa que sirva para o efeito, depende dos gostos e imaginação de cada um. Deve haver água fresca no terrário todos os dias.

Aquecimento
Para aquecimento, utilize uma lâmpada de cerâmica de 60 ou 100w, ligada a um termóstato que controla a temperatura e verifique as temperaturas com um termómetro de preferência digital, com sonda. As temperaturas diurnas na zona mais quente devem ser de 30/32º e durante a noite baixar para os 26/28º, no entanto, uma temperatura por volta dos 32 pode ser perfeitamente usada constantemente durante o dia e durante a noite. A lâmpada não deve estar no centro do terrário, pois deve-se criar um gradiente de temperatura, isto é, devemos ter uma zona quente, imediatamente abaixo da lâmpada, e uma zona fria, no outro extremo do terrário.

Iluminação
Como são animais nocturnos, não necessitam de luz artificial para produzir cálcio. No entanto, uma lampada de ultra-Violetas de baixa potência não fará mal nenhum ao animal e ajuda a recriar o ciclo dia/noite dentro do terrário. Procure ter a lâmpada ligada cerca de 12 horas por dia, até 14 nos meses de verão: Durante a noite pode também usar uma lâmpada nocturna, simula a luz da lua, dá um aspecto bonito no terrário e não prejudica o animal, e também ajuda a manter as temperaturas da noite. Dependendo do tamanho do terrário, uma lâmpada nocturna até 50w é o suficiente.

Alimentação
A alimentação dos geckos deve ser rica e variada, no entanto deve assentar numa base de alimentos. Pode basear a alimentação em larvas de tenébrio e grilos, mas devem ser dadas também baratas argentinas, larvas de buffalo, gafanhotos e a geckos adultos também podem ser dados pinkis (ratos bebés). Deve ser dado alimento de dois em dois dias, preferencialmente à noite, e de 3 em 3 doses deve ser adicionado o complemento vitaminico . Se cria o seu próprio alimento vivo, tenha atenção à alimentação que dá aos seus insectos. Procure dar dietas equilibradas, para que também os geckos beneficiem indirectamente da boa alimentação dos insectos.

Manuseamento
Os geckos leopardo, apesar de aceitarem bem o manuseamento se forem habituados desde de pequeninos, não gostam de serem mexidos, apenas o toleram, assim como a maioria dos répteis.
Como tal, evite andar sempre com ele na mão, ou evite expo-lo demasiado ao clima fora do terrário pois isso pode ser muito stressante para o animal.
Nos primeiros tempos, evite totalmente manuseá-lo, deixe-o habituar-se ao terrário, e não se descuide com as temperaturas e luzes, pois isso também stressa o animal. Se algum dia se descuidar e o seu gecko tiver de cair ao chão, é preferível deixá-lo cair do que pegar pela cauda pois esta pode soltar-se facilmente e a queda acontece na mesma. Isso não irá matar o animal, mas vai crescer uma nova com aspecto completamente diferente e nada normal.


Higiene
Os geckos são animais bastante asseados e limpos, procure o local onde o seu gecko defecou a primeira vez e coloque lá um guardanapo ou algo do genero, pois ele certamente vai utilizar essa zona como "casa de banho"









Sem comentários:

Enviar um comentário