segunda-feira, 10 de maio de 2010

Care-Sheet Dendrobates Leucomelas


Taxonomia
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Amphibia
Ordem: Anura
Família: Dendrobatidae
Género: Dendrobates
Espécie: Dendrobates Leucomelas

Tamanho: Variável mas ronda os 3cm a 4.5cm.

Aparência: Esta rã tem quatro variações de cores até agora descobertas. As costas e as extremidades estão cobertas de manchas pretas ou castanhas e o fundo costuma ser amarelo, cor-de-laranja ou verde. A coloração com manchas castanhas fundo amarelo ou manchas pretas e fundo verde são variações difíceis de se encontrar, apesar de já se comercializar.

Dimorfismo Sexual: Inexistente. O macho dilata o saco vocal para cantar. As fêmeas podem ser mais corpulentas que os machos. Os dedos dos machos podem ser em forma de coração, mas não é um sinal seguro para as distinguir, (não é fiável).


Comportamento: São rãs diurnas, de comportamento terrestre mas também trepador.
Os machos definem territórios fixos. Reproduzem-se todo o ano, têm um canto muito suave quando as fêmeas estão dispostas a desovar seguem o macho até a um lugar escolhido pelo macho para fazerem a postura, podem fazer as posturas em diversos locais como em bromélias, caixas de rolos fotográficos, caixas de pétri entre outros locais mas estes são os mais comuns. As posturas rondam mais ou menos os 2-8 ovos e o macho é que cuida deles e passado 12-15dias os girinos libertam-se da gelatina, o macho encarrega-se de deslocar os girinos 1-3 girinos de cada vez para um lugar com mais água. Convém separar os girinos quando já estão na água pois podem ser canibais, podem-se colocar em recipientes individuais no terrário, mas outra opção é ter numa incubadora. A água em cada recipiente não deve superar os 5-6 cm e é necessário trocar a água cada 1 dia ou cada 2 dias no máximo, os girinos podem ser alimentados com comida para peixes , comida de cão triturada ou larvas de mosquito congelado devem se dar proporções reguladas. Os girinos levam mais ou menos 100 dias para concluir a metamorfose completa.


Terrário: O terrário deve ter pelo menos 45-45-60cm (comp.-larg.-alt.) no mínimo para um casal de dendrobates leucomelas.O solo do terrário pode ser coberto com musgo, folhas de carvalho ou castanheiro, ou mesmo só húmus .Pode se usar plantas como: bromélias, fetos, tillandsias, orquídeas entre outras plantas, deve haver uma densa vegetação devido a serem rãs com hábitos trepadores.
A temperatura diurna deve rondar os 26-28ºC e pela noite 19-22ºC.
Deve-se borrifar pelo menos 2 vezes por dia, a humidade deve rondar os 70-90%.

Alimentação: Deve se dar uma alimentação variada como micro grilos (cuidado com os grilos pois podem escapar-se e tornar um grande problema para as rãs pois podem ser atacadas), larvas da cera, drosophila e colémbolos. Na alimentação deve-se juntar uma vez por semana vitaminas com cálcio D3.

Distribuição: Esta rã encontra-se : na Venezuela(norte do rio Orinoco a uma altitude de 50 a 1.000metros), no Brasil, na Colômbia e Guyana.

Sem comentários:

Enviar um comentário