domingo, 9 de maio de 2010

Care-Sheet Chameleon Dilepis

Distribuição Geográfica

Florestas húmidas do centro no continente africano

(Na zona mais a verde, climas quentes/tropicais húmidos)

Fisionomia

É um camaleão que atinge um tamanho considerável, até aos 40cm, sendo as femêas um pouco maiores que os machos. Normalmente as suas cores variam entre várias tonalidades verdes e listas brancas. É chamado vulgarmente por "Camaleão Orelhudo", pois possui uma zona de ambos os lados da cabeça que, quando estão assustados ou mal dispostos, se levanta, fazendo parecer que o camaleão tem umas "orelhas". Para quem estuda estes animais, pensa-se que esse comportamento é utilizado para que o camaleão pareça maior do que realmente é.

Terrário e Aquecimento

Como a maioria dos camalões, deve-se providenciar um espaço amplo, suficiente para o camaleão se sentir bem. Esse espaço deve acentar numas dimensões próximas de 80cm de comprimento por 50cm de largura e pelo menos 60cm de altura. Há criadores que defendem que o terrário deve ter pelo menos duas das paredes em rede fina, para facilitar uma grande ventilação do ar, mas sem descuidar nas temperaturas, que devem ser de 32º no ponto mais quente do terrário e em torno dos 26º ambiente, durante o dia, baixando à noite para temperaturas na ordem dos 20º até 23º ambiente. Estas temperaturas devem ser facilmente conseguidas com o uso de uma lampada de cerâmica com a devida potencia, ligada a um termostato com sonda externa. A lampada deve ter uma protecçao para impedir que o animal lhe consiga tocar. O gradiente de temperatura pode ser criado com uma temperatura mais elevada no topo do terrário e uma temperatura mais baixa junto ao substrato. Devem ser mantidos sozinhos pois são um pouco violentos.


Plantas e susbtrato

Podem ser utilizadas plantas artificiais ou naturais: Caso use artificiais, não esqueça de colocar troncos ou lianas capazes de suportar o peso do camaleão, pois a maior parte do tempo ele vai estar na vegetação. Se utilizar plantas naturais, tenha em atenção possiveis plantas que possam ser toxicas, pois apesar deste camaleão ser insectivoro, podem ter curiosidade de trincar as plantas. O substrato pode ser constituido por forest bark, que ajuda a manter os niveis de humidade e não é perigoso para o animal durante a alimentação, ou por papel de cozinha ou outro tipo de substrato não solto. Mesmo assim, se optar por forest bark ou outro tipo de substratos soltos para terrários trópicais, deve escolher peças que o animal não consiga engolir, pois apesar de não se alimentar directamente no solo, há que tomar certas normas de segurança.


Iluminação

Deve-se utlizar uma lampada de emissão de raios UV's, no minimo 5.0, mas também há quem use 5.0 e 2.0 juntas, o que resulta numa emissão de raios UV's mais que suficiente.


Alimentação

Grilos, baratas, gafanhotos, moscas da fruta, larvas de bicho da seda, tenébrios, e ocasionalmente pequenos ratos (dependendo do camaleão, alguns podem não comer).
Deve-se ter em atenção o tamanho do alimento que se oferece ao camaleão. Não se devem dar presas muito grandes para que seja facil ao camaleão ingerir e digerir. Juntamente com os insectos, deve-se adicionar complemtentos de cálcio e vitaminas, encontrados em qualquer petshop, de forma a que a alimentação do camaleão seja o mais equilibrada possivel. A comida pode ser posta num recipiente no fundo ou seguro por entre a vegetação, mas evitar que o camaleão coma directamente do substrato.
Na natureza o camaleão dilepis só bebe água em movimento, para isso, e se tiver possibilidade, insta-le uma bomba/cascata no terrário que faça movimentar a água num pequeno circuito, ou então borrife duas vezes ao dia a água directamente nas folhas de várias plantas e nos vidros do terrário.


Humidade

Entre 50-90%, borrifar o terrário de manha e à noite deve ser o suficiente. Se pretender, pode recriar as estações do ano no seu terrário, basta que no Inverno diminua o tempo de luz (cerca de 10 horas) e de verão aumente a luz (até 14 horas diárias) e aumente as humidades relativas do ar. Isto pode ser util se quiser reproduzir os seus camaleões.

Reprodução

A epoca de acasalamento decorre durante os meses húmidos, chegando cada femêa a por 50 ovos, que podem incubar até aos 10 meses, mas geralmente nascem aos 120 dias se incubados correctamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário