segunda-feira, 10 de maio de 2010

Care-Sheet Dendrobates Azureus


Taxonomia
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Amphibia
Ordem: Anura
Família: Dendrodatidae
Género: Dendrobates
Espécie: Tinctorius Azureus

Tamanho: Variável mas ronda os 4.5cm a 5cm a fêmea, o macho geralmente é mais pequeno.

Aparência: Esta rã só tem um padrão até agora descoberto. A sua cor principal é um azul brilhante, com alguns salpicos pretos cujo tamanho é variável. Os tons azuis variam principalmente na zona do peito e dedos são azul claro, região abdominal e costas são azul escuro.

Dimorfismo Sexual:O macho tem as cabeças dos dedos em forma de coração, (esta espécie é das poucas que se pode diferenciar os sexos através dos dedos, devido ao tamanho que atinge, mas não é totalmente fiável), o macho dilata o saco vocal para cantar. As fêmeas costumam ser mais corpulentas e maiores que os machos.

Comportamento: São rãs diurnas, de comportamento terrestre.
Os machos atingem a maturidade sexual aos 9 meses. Reproduzem-se todo o ano, têm um canto “semelhante ao de um brinquedo”, quando as fêmeas estão dispostas a desovar seguem o macho até a um lugar escolhido pelo macho para fazerem a postura, podem fazer as posturas em diversos locais como em bromélias, caixas de rolos fotográficos, caixas de pétri entre outros locais mas estes são os mais comuns. As posturas rondam mais ou menos os 2-6 ovos e o macho é que cuida deles, passado 12-21 dias os girinos libertam-se da gelatina, o macho encarrega-se de deslocar 1 girino de cada vez para um lugar com mais água. Convém separar os girinos quando já estão na água pois podem ser canibais. Podem-se colocar em recipientes individuais no terrário, mas outra opção é ter numa incubadora cuja temperatura deverá ser 22-24 ºC. A água em cada recipiente não deve superar os 5-6 cm e é necessário trocar a água cada 1 dia ou cada 2 dias no máximo, os girinos podem ser alimentados com comida para peixes , comida de cão triturada ou larvas de mosquito congelado devem se dar proporções reguladas. Os girinos levam mais ou menos 100 dias para concluir a metamorfose completa.


Terrário: O terrário deve ter pelo menos 60-50-50cm (comp.-larg.-alt.) no mínimo para um casal de dendrobates azureus.O solo do terrário pode ser coberto com musgo, folhas de carvalho ou castanheiro, ou mesmo só húmus .Pode se usar plantas como: bromélias, fetos, tillandsias, orquídeas entre outras plantas.
A temperatura diurna deve rondar os 26-28ºC e pela noite 22-24ºC.
Deve-se borrifar pelo menos 2 vezes por dia, a humidade deve rondar os 70-90%.

Alimentação: Deve se dar uma alimentação variada como micro grilos (cuidado com os grilos pois podem escapar-se e tornar um grande problema para as rãs pois podem ser atacadas), larvas da cera, drosophila e colémbolo. Apesar de esta espécie preferir uma grande quantidade de colémbolo. Na alimentação deve-se juntar uma vez por semana vitaminas com cálcio D3.

Distribuição: Esta rã encontra-se : a Sul de Surinam e Guayana Francesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário