domingo, 9 de maio de 2010

Care-Sheet Basiliscus plumifrons

Distribuição Geográfica

Florestas húmidas da America Central e norte da America do Sul


Fisionomia

É um lagarto da familia dos basiliscos, pode chegar até aos 70/80cm quando adultos. Possuem cores de tons verdes, e os machos ganham com a idade uma "crista" que começa na cabeça e vai até à cauda, fazendo lembrar um "Spinossauros", e também uma "crista" mais pequena na cabeça. São lagartos bastante curiosos, certamente já os viu em algum video na televisão ou na internet a correr sobre a àgua. Na zona de onde são originários, chamam-lhes "Lagartos de Jesus" precisamente por esta capacidade. Para além disso, atingem velocidades elevadas numa corrida curta. Como se não bastasse, são excelentes nadadores, podendo mesmo passar bastante tempo em água. Apresentão também habitos arboricolas. Têm uma esperança média de vida que ronda os 10/15 anos.


Alojamento

Como são uma espécie de tamanho considerável, necessitam de um terrário com um minimo de 1,5m de comprimento por 1 metro de largura por 1 metro de altura, contudo quanto mais, melhor. Devem ter um recipiente com água grande o suficiente para que o lagarto possa nadar, e algumas plantas e troncos para que ele possa subir quando lhe apetecer.
Substrato deve ser o tradicional papel de cozinha ou similar, no entanto, quando adultos, pode-se usar forest bark ou outro tipo de substrato próprio para terrários húmidos. Tenha atneção às plantas, se forem plantas naturas deve verificar se são plantas tóxicas, pois o basilisco vai ter tendencia a provar o que tiver no terrário.

Temperatura e Humidade

Deve-se providenciar no terrário temperaturas que rondem os 28º e 32º durante o dia, baixando para os 22º à noite. As humidades devem entre 60 e 80%. Utilize como fonte de calor uma lampada de cerâmica protegida para que o basilisco não se queime, e uma lâmpada de UV's de 5.0, é o suficiente.


Alimentação

São lagartos omnivoros, que em cativeiro podem comer insectos, como grilos, baratas, gafanhotos, tenébrios, zophobas, etc, pequenos mamiferos, e frutas variadas. Como na maioria dos répteis, deve-se adicionar nos insectos e nas frutas um complemento vitaminico e de cálcio, para que o basilisco se desenvolva da melhor forma. Também comem pequenos peixes.


Reprodução

Para reproduzir esta espécie, devem-se simular no terrário a epoca de acasalamento no habitat natural destes animais. Assim, deve-se aumentar os niveis de humidade para 80% e as temperaturas sempre em torno dos 26/27º. Deve-se seleccionar os melhores especimes para juntar, e juntar apenas o macho e a fêmea durante alguns minutos, sempre supervisonando o casal. Se a fêmea aceitar o macho, a copula durará cerca de 20 minutos, depois disso deve voltar a separa-los e esperar cerca de uma ou duas semanas para que a fêmea faça a postura. A fêmea pode por entre 8 a 18 ovos, que devem ser incubados em humidades altas (80% e temperaturas na ordem dos 28/30º.

Sem comentários:

Enviar um comentário