domingo, 9 de maio de 2010

Care-Sheet Tiliqua scincoides


Terrario
Embora este lagarto não pareca muito grande pode atingir os seus 60 cm, logo tem que ter um terrario por volta dos 100*60*50 (Comp*prof*alt), se possivel maior, claro.

Substrato - Enquanto pequeno, papel de jornal / cozinha, em adulto, forest bark ( por exemplo ), mas não se perde nada em continuar com o papel de cozinha, apenas estética, mas há coisas mais importantes.

Iluminação / Aquecimento
O lagarto de lingua azul é diurno logo percisa de uma luz UVB ligada 12h por dia, essa luz, tem como função simular a radiação solar.

O aquecimento tambem deve ser feito por lampada, visto que estes animais percisam de um basking spot, para lampada de aquecimento sugiro uma lampada de ceramica, pois apenas emite calor, ao contrario das luzes de IV (Infra vermelhos), que imetem uma luz vermelha que por o menos, na minha opiniao stressa os animais, ha quem diga que eles não destinguem a cor da lampada, mas apenas por uns euros máis vale investir na lampada de ceramica, até porque esta não se funde com a facelidade que se funde uma IV.
A lampada deve estar 24h por dia ligada a um termostato. As temperaturas no basking spot devem ser entre 30º a 35º (máximo 40º), durante a noite não devem descer até menos de 23º.

Dieta
Os lagartos de lingua azul são omnívoros, alimentando-se principalmente de vegetais e insectos, normalmente a dieta consiste em 60% vegetal e 40% animal. Varios vegetais congelados, muitos verdes, pequenas quantidades de comida de cão de alta qualidade, grilos, tenébrios e até mesmo pinkies. Agua fresca deve ser posta no terrario todos os dias.

Manuseamento
Os lagartos de lingua azul sao muito doceis e curiosos. Eles podem ser amansados facilmente e manuseados por crianças pequenas. Eles tem garras, não vao propriamente arranhar, mas pode assustar ou meter impressão a alguem que nunca tenha pegado em um, por isso convem estares sempre a vigiar de perto quando alguem pegar no teu lagarto de lingua azul por a primeira vez. Como muitos lagartos omnívoros e carnívoros, os lagartos de lingua azul podem achar que os dedos humanos sejam alimento e pode tentar comelos caso esteja zangado. Como todos os outros repteis, é sempre melhor lavar as maos antes e depois de os manusear, se estiveres a agarrar mais alguma coisa, eles geralmente a mordem.

Incubação
O lagarto de lingua azul atinge a maturidade sexual entre os 18 aos 24 meses, a femea é ovovivipara, ao fim de 100 dias, depois dos ovos ecludirem no interior da femea ela da á luz a cria.

Factos rapidos:
Tamanho: Cerca de 60 cm.
Peso: 283-510 g.
Tempo de vida: Pode chegar a 20 anos.
Origem: Original da Australia e da Nova Guiné.






Sem comentários:

Enviar um comentário